Manter a fé em Deus em meio às adversidades

O texto bíblico mostra que a paz está disponível, para aqueles que mantêm sua mente focada no Príncipe da paz, pois quando nossa mente consegue ainda que por instantes “dimensionar” quem Ele é, ela(nossa mente) reconhece que tudo está no controle de Dele.

22 de fevereiro de 2018   /   Categoria:   /   Escrito por: Pr. Filipe Rezende

 

Por todo lado encontramos pessoas gritando desesperadamente por um pouco de paz. Mesmo que esses gritos se manifestem em forma de palavras e ações. Todos os dias nossos telejornais nos mostram corações aflitos por causa da dor, angustiados por causa de incertezas, enlutados por causa das perdas. Pessoas de diferentes classes sociais perplexas pelo descaso com o ser humano e em seus rostos vêem-se estampada a desesperança em forma de tristeza.

 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo 16:33  

O clamor pela paz também vem das redes sociais muitas vezes em forma de protesto, outras vezes em forma de desabafo. Quando o clamor não é direcionado para a paz social é direcionado para a paz interior advindas de pessoas doentes emocionalmente que não conseguem lidar com o caos que se estabelece externamente. Algumas vezes tenho encontrado pessoas que parecem viver o tempo todo no seu limite como se estivessem prontas para “explodir” a qualquer momento. E quando explodem sobra pra todo mundo, para os culpados e algumas vezes como uma bala perdida sobram para os inocentes. Essas coisas são fruto de corações que foram feridos quando a tragédia tornou-se uma realidade ao seu redor. Mas quando me deparo com a promessa que Deus faz ao seu povo por meio do profeta ISAIAS 26:3-4: Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna.”

Surge em minha alma uma ponta de esperança, pois ainda que os meus olhos naturais estejam contemplando o caos, meus “olhos espirituais” conseguem ver uma promessa de cuidado de Deus.

Ser conservado em paz significa não se desgastar interiormente diante dos problemas. Aprendi que quando todos os meus esforços não forem suficientes para mudar alguma situação é porque o braço que precisa ser usado não é o meu, mas, o de Deus.

O texto bíblico mostra que a paz está disponível, para aqueles que mantêm sua mente focada no Príncipe da paz, pois quando nossa mente consegue ainda que por instantes “dimensionar” quem Ele é, ela(nossa mente) reconhece que tudo está no controle de Dele. Dessa forma podemos desfrutar de sua paz, mesmo em meio à tempestade.

Quando nossos olhos estão totalmente voltados para as circunstancias ao nosso redor, tudo que nos resta é desespero. E pior do que ver as circunstâncias difíceis do lado de fora é ter um coração perturbado do lado de dentro. Pois muitas vezes nosso enganoso coração quer manifestar sua própria justiça, falar verdades sem amor, agir sob o impulso da ira, do rancor e das frustrações não percebendo que gente ferida sem direção de Deus também fere sem misericórdia.

Muitos crentes se desesperam para tentar resolver seus problemas sozinhos e perdem de vista as únicas coisas que realmente ajudam na hora de enfrentar as adversidades que é manter a fé em Deus e procurar conservar a paz e o bom ânimo de seus corações para enfim lidar com as conseqüências de suas tribulações.

Ei! Irmão! Não tente lutar com sua própria força! E disponha-se apenas a ser um instrumento nas mãos de Deus. Deixa que Ele conforte e use você em meio às circunstancias difíceis, pois se você for instrumento nas mãos de Deus as pessoas serão curadas e não feridas, tratadas e não abandonadas, edificadas e não arruinadas, haverá cuidado de Deus para você e para todos que estiverem perto de você. Pois onde a mão do Senhor está há paz e prosperidade.

E lembre-se que Deus espera que cada um de seus filhos permaneça com olhos voltados para Ele, e com expectativa, pois, é de lá que vem nosso socorro (Sl 121:2 ), Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12:2 ), pois só firmando nossas emoções na Rocha Eterna, que é o Senhor,  poderemos permanecer inabaláveis.

Um beijo no coração de todos!

Pr. Filipe Rezende da Silva

Pr. Filipe Rezende, casado com Marcela e pai de Henrique, graduado em teologia pela FACETAN e Pós graduando em psicologia pastoral é pastor do Ministério de casais e famílias no PVN de Vilar dos Teles.

Notícias relacionadas

 

Devocional – Nossa Propriedade Atual: Paz

Muitas das bênçãos que a Bíblia promete ainda estão em nosso futuro. A esperança do Céu e nossos novos e maravilhosos corpos da ressurreição ainda estão à frente. Mas e a paz de Deus? Essa é nossa propriedade atual. Ela nos pertence aqui e agora. Desde o primeiro momento em que colocamos a nossa fé… Leia mais