Mentoria Para Esposas – Mãe e filha

 Quando a menina nasce, o coração se enche de amor e expectativas e o primeiro pensamento que se tem é: “ela vai ser minha melhor amiga”.

4 de fevereiro de 2019   /   Categoria:   /   Escrito por: Comunicação

 

Aproveitando essa lembrança linda do ano de 2017, vou falar aqui sobre um assunto delicado: relacionamento entre mãe e filha. Quando a menina nasce, o coração se enche de amor e expectativas e o primeiro pensamento que se tem é: “ela vai ser minha melhor amiga”.

O fato é que nem tudo são flores nessa relação. Conforme a menina vai crescendo você descobre alguém diferente de você. Gostos diferentes, opiniões diferentes, atitudes diferentes, apesar de você ter ensinado tudo tão direitinho… (risos)

É preciso entender que, não necessariamente, o que é diferente é ruim. O diferente às vezes nos assusta, mas se a gente deixar também nos ensina. A principal causa dos conflitos costuma ser a falta de respeito. Mas é importante dizer  que muitas vezes o desrespeito parte da mãe, da figura de autoridade. Quando a menina desrespeita, em muitos casos, está apenas reproduzindo o que vê e o que experimenta.

Respeite as opiniões, as escolhas, a maneira que sua filha tem de ver o mundo. Ainda que sejam diferentes da sua maneira. Lembre-se: “Tudo o que o homem semear isso ele também ceifará. “ Gálatas 6:9

Plante sementes de respeito, certamente será isso que você colherá.

Desista de controlar a vida da sua filha! Não estou dizendo com isso que você deve desistir de orientar, criar regras e limites, ensinar. Mas entenda que não podemos controlar os outros. Na verdade não podemos controlar nem a nós mesmos. Se pudéssemos a maioria de nós estaria mais magra… (risos). Não teríamos arrependimentos na vida.

Precisamos entregar o controle para Deus. Deixe a ansiedade e a preocupação de lado. Faça a sua parte que Deus fará a dele.

Cuidado com as críticas. Elas podem criar abismos gigantescos e criar feridas profundas. Será inevitável criticar em alguns momentos, mas não dá pra viver só de críticas. O elogio é muito mais poderoso e nós precisamos aprender a usar essa ferramenta que tem poder para abençoar.

Outra armadilha é a competição. Deixe isso de lado. Muitas mães competem com as filhas e isso é extremamente destrutivo. Curta o momento que a sua filha está vivendo. Se alegre com as vitórias dela e entenda de uma vez por todas que ela não existe para realizar os teus sonhos.

Deus tem sonhos distintos pra cada um de nós e a nossa oração deve ser para que elas encontrem e vivam no propósito para o qual foram criadas. No mais, desfrute! Desfrute da companhia, da alegria e da leveza que a juventude trás. Esse relacionamento pode ser uma delícia e pode te ensinar tanto!

Com a minha Isabella eu aprendo demais! Ela me ensinou a ser mais carinhosa e atenta aos detalhes. Me ensinou a ser livre pra desfrutar de cada momento, me ensinou a ser mais decidida e a ter sempre alvos. Com ela, sigo aprendendo.

A minha expectativa é que ela possa sempre enxergar o melhor de mim, e nessa relação filtrar só o que é bom e o que edifica, porque quando chegar a vez dela, espero que ela se saia muito melhor do que eu. No mais, não poupe abraços e beijos, independente da idade, amor nunca será demais.

Notícias relacionadas

 

Não da para consertar o mundo

O que está acontecendo com os nossos jovens? Para onde caminha nossa sociedade? Por que estamos diante de uma geração tão desconectada com o próximo apesar de tão conectada em redes sociais? Onde nos perdemos? Essas são as reflexões desse tempo difícil de tantas notícias ruins. Nesta última semana, presenciamos um jovem e um adolescente abrirem fogo numa… Leia mais

 

Mãe de Menino

Antes de engravidar eu tinha um desejo intenso de ser mãe de menino. O menino “guardião” que protegeria os irmãos que viriam depois. Quantas expectativas lançamos sobre os filhos! Ainda nem estava grávida e já tinha criado tarefas mentais para a criança que seria gerada. Quando finalmente engravidei, logo descobri que quem estava chegando seria… Leia mais