Grupos Familiares – Propósito

Este estudo para Grupos Familiares tem como objetivo entendermos o propósito de Deus para o ser humano e aprendermos com o exemplo de Davi, um homem que conhecia os propósitos de Deus

9 de abril de 2019   /   Categoria:   /   Escrito por: Comunicação

 

Estudo XI – (08/ 04 a 13/04/19)
Tema: Propósito.
Texto Bíblico: Atos 13.36

Objetivos :

  • Mesmo nos momentos de adversidade, você tem convicção do propósito de Deus para sua vida?
  • Davi não foi esquecido mesmo depois da sua morte, seu legado está vivo até hoje. Qual legado vamos deixar para as gerações futuras?

 

Introdução:

O tema deste estudo nos propõe a reflexões: Qual o propósito de Deus para nossas vidas? Para que nascemos? Estas são perguntas que fazemos em algum momento de nossas vidas. A Bíblia nos dá as respostas para que precisamos. Em um propósito geral, ela nos diz que nascemos para a glória de Deus! Sem ter essa convicção, o ser humano não se sente completo. Algumas pessoas ao longo de suas vidas planejam coisas e às vezes fracassam e se frustram. Isso acontece porque não entenderam o propósito específico de Deus. Não buscaram Sua vontade, por isso tendem a fracassar. No texto, o apóstolo Paulo fala sobre a ressurreição de Cristo. Entretanto, menciona sobre o rei Davi. Podemos destacar três afirmações do apóstolo que nos ensinam sobre propósito:

 

1ª- Davi Serviu.

Neste sentido Davi é citado pelo apóstolo como um “tipo” de Cristo. Jesus deixou claro em sua missão aqui na terra que ele não veio para ser servido, mas veio para servir (Mc 10:45; Ef 5:1).  Davi também entendia sobre a importância de servir. Sim, o “poderoso” rei Davi serviu. Ele serviu a seus pais, cuidando do rebanho, servia a seus irmãos e seu reinado em Israel foi marcado por dedicação e serviço. Isto porque Davi conhecia o propósito de Deus para sua vida

 

2ª- Davi serviu na sua geração.

Davi serviu “à sua própria geração”. A quem ele poderia servir a não ser aos seus contemporâneos? Ele viveu para cumprir os propósitos do Senhor na sua geração. Isso nos fala da disponibilidade de Davi naquele tempo, para aquelas pessoas. Mas, um dos nossos problemas é que, às vezes, pensamos: “Ah, se eu tivesse vivido naquela outra época, teria servido melhor”. Isso é um engano, pois, quem não quiser servir aqui e agora, não servirá nunca a ninguém. Fomos chamados para servir agora. Se servirmos nessa geração de acordo com os propósitos de Deus, nunca seremos esquecidos.

 

3ª- Davi serviu conforme o plano de Deus.

A vida de Davi nos mostra o quanto ele se preocupava em obedecer ao Senhor. Davi serviu conforme os planos de Deus. O texto fala … “serviu conforme a vontade de Deus… O corpo de Davi se decompôs.” Ele cumpriu os propósitos e morreu, contudo, seu legado nunca morrerá, está vivo até hoje. Ele entendia o que Deus tinha para ele, sabia porque nasceu e qual propósito teria que cumprir. Por isso o apóstolo Paulo o menciona e até os dias de hoje ele é lembrado como o “homem segundo o coração de Deus.” Precisamos aprender a viver conforme o propósito de Deus e deixarmos um legado de bênçãos para nossa geração.

 

Conclusão:

Podemos concluir o estudo, com nosso maior exemplo: Jesus. No texto de João 18.33 Ele está perante Pilatos para ser interrogado. Era um momento de dor, sofrimento e humilhação. Em Seu poder e autoridade, Ele podia fazer descer fogo do céu para consumir a todos que ali estavam. Contudo, Ele conhecia seu propósito: “Meu reino não é deste mundo… e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” Somos da verdade. Haja o que houver, temos que permanecer na verdade. Mesmo em momentos adversos, os propósitos de Deus não mudam. Eles são de bênçãos. Temos que servir a Deus conforme os Seus propósitos nessa geração e os planos Dele para nós se cumprirão, haja o que houver.

 

Interação:

  • Mesmo nos momentos de adversidade, você tem convicção do propósito de Deus para sua vida?
  • Davi não foi esquecido mesmo depois da sua morte, seu legado está vivo até hoje. Qual legado vamos deixar para as gerações futuras?

 

Bibliografia:

Palavra ministrada pelo Pastor Cristiano Carvalho no culto da Ceia do Senhor na manhã de domingo do dia 07/04/19.
Estudo elaborado pela Dca. Silvia França.
Arquivo PDF para Download: Estudo GF XI – Semana 08 a 13 de Abril

Notícias relacionadas

 

Grupos Familiares – Autoridade Espiritual

Estudo XIV – (Semana 10  a 014 de Junho/19)  Tema: Autoridade Espiritual Texto Bíblico: Jó – 17:19 Objetivos : Entender a importância da santidade na autoridade. Compreender que é também em prol dos outros que devemos nos santificar. Introdução: Um pai ou uma mãe estão dispostos a se santificar pelos filhos. Um líder esta disposto a santificar se pelos… Leia mais

 

Grupos Familiares – Ame e Cuide

Estudo XVIII – (Semana 03  a 08 de Junho/19)  Tema: Ame e Cuide Texto Bíblico: Mt 8.14 e 15 Objetivos : Desafiar a amar e se importar com o próximo. Refletir sobre o cuidado como a prática do amor. Introdução: Essa narrativa se encontra nos três evangelhos sinóticos. Mateus a descreve de forma mais objetiva. Jesus vai até… Leia mais