Grupos Familiares – Põe tua casa em ordem

Este estudo para Grupos Familiares tem como objetivo desafiarmos a “Ordem da Casa” e compreendermos que ter uma vida ordenada é um princípio espiritual

2 de abril de 2019   /   Categoria:   /   Escrito por: Comunicação

 

Estudo X – (01/ 04 a 05/04) 
Tema: Põe tua casa em ordem.
Texto Bíblico: Salmos 50:23

Objetivos :

  • Desafiar a “ordenar a casa”.
  • Compreender que ter uma vida ordenada é um princípio espiritual.

                                       

Introdução:

O texto nos dá uma diretiva sobre o tema : “Põe tua casa em ordem.” Nos fala sobre um princípio bíblico que se tornou um desafio nos tempos de hoje. Atualmente a sociedade não reconhece princípios, ao contrário, ela banaliza valores estabelecidos por Deus para o ser humano e para família. Desde os anos 50 o humanismo, que dá importância a conduta do ser humano, seu livre arbítrio, espontaneidade e seu poder criativo para modificar conceitos, vem prevalecendo e o cristianismo vem sendo desvalorizado. Contudo, princípios são imutáveis independente do contexto histórico, político e social. O versículo nos mostra dois pontos necessários para uma vida plena:

 

1ª- Ordene teu caminho (V. 23)

O versículo nos mostra dois conceitos importantes: Ordem “ Disposição organizada e ordenada das coisas, seguindo uma categoria, o lugar que lhes convém. Viver sob Regras”.
E caminho “na bíblia, caminho aponta para um modo de vida”.  Assim, o versículo nos desafia a colocar em ordem nosso modo de vida e nossa casa. Cada um deve ocupar o seu papel e seu lugar estabelecido por Deus em casa. Quando nosso caminho está de acordo com os princípios do Senhor, nosso lar experimenta as bênçãos de Deus. O texto de Êxodo 20 relata os dez mandamentos revelados a Moisés: “Não terás outros deuses diante de mim.” (v. 3). Deus está dizendo que não há nada semelhante a Ele. Ele deseja ser o dono de nossa casa, mas para isso, ela tem que estar em ordem. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.” Naquele contexto, as pessoas mentiam usando o nome de Deus em beneficio próprio. Para que haja ordem em nossa casa, não podemos ter práticas que não glorifiquem a Deus.

 

2ª- Experimente a salvação ( V. 23b)

Experimentar a salvação de Deus é consequência para os que mantém em ordem sua vida e sua casa. Deus se manifesta quando vivemos uma vida limpa e ordenada. Isso inclui os aspectos espiritual, emocional e físico: Vida devocional no lar, casa limpa, finanças sem dívidas, afeto de marido e esposa e de pais e filhos, papéis exercidos de acordo com a vontade de Deus. Ordenar o caminho é um princípio espiritual que deve ser aplicado em nossa vida prática. Quando os princípios são quebrados, a casa fica em desordem gerando medos, frustrações e dores. Manter a ordem em casa é um desafio que cabe a nós e não a Deus. Por isso, façamos com excelência aquilo que nos foi ensinado, para assim experimentarmos a salvação quando as situações difíceis e desfavoráveis surgirem.

 

Conclusão:

A sociedade atual tem produzido uma distorção de valores por causa da quebra de princípios e da desordem. Contudo, nunca podemos esquecer que “ Toda ordem é de Deus, toda desordem é do diabo.” ( Ap. Ezequiel Teixeira). Se os princípios divinos não forem colocados em prática, o inimigo vai prevalecer em nossas casas, e esta não é a vontade de Deus. Fomos designados por Ele a obedecer e sacrificar o que for preciso para que tenhamos ordem em casa e para fecharmos toda legalidade ao inimigo em nosso lar. Em Gên. 1 no relato sobre a criação, o texto menciona uma desordem em processo de ordem, porque Deus é um Deus de ordem, e se somos dele temos que ter uma vida ordenada. Esse é um princípio que traz benefícios a nós mesmos. O Senhor deseja que nossa casa esteja em ordem e que experimentemos sua salvação. Este é um desafio: Põe em ordem tua casa!

 

Interação:

  • No cotidiano do seu lar, você tem contribuído para colocar sua casa em ordem?
  • Diante da inversão de valores da sociedade atual, quais atitudes práticas podemos ter para estabelecer a ordem em casa .

 

Bibliografia: 

Palavra ministrada pelo Pastor Cristiano Carvalho no culto da família na manhã de domingo do dia 31/03/19.
Arquivo PDF para Download: Estudo GF X – Semana 01 a 05 de Abril

Notícias relacionadas

 

Grupos Familiares – Autoridade Espiritual

Estudo XIV – (Semana 10  a 014 de Junho/19)  Tema: Autoridade Espiritual Texto Bíblico: Jó – 17:19 Objetivos : Entender a importância da santidade na autoridade. Compreender que é também em prol dos outros que devemos nos santificar. Introdução: Um pai ou uma mãe estão dispostos a se santificar pelos filhos. Um líder esta disposto a santificar se pelos… Leia mais

 

Grupos Familiares – Ame e Cuide

Estudo XVIII – (Semana 03  a 08 de Junho/19)  Tema: Ame e Cuide Texto Bíblico: Mt 8.14 e 15 Objetivos : Desafiar a amar e se importar com o próximo. Refletir sobre o cuidado como a prática do amor. Introdução: Essa narrativa se encontra nos três evangelhos sinóticos. Mateus a descreve de forma mais objetiva. Jesus vai até… Leia mais