Grupos Familiares – Põe tua casa em ordem

Este estudo para Grupos Familiares tem como objetivo desafiarmos a “Ordem da Casa” e compreendermos que ter uma vida ordenada é um princípio espiritual

2 de abril de 2019   /   Categoria:   /   Escrito por: Comunicação

 

Estudo X – (01/ 04 a 05/04) 
Tema: Põe tua casa em ordem.
Texto Bíblico: Salmos 50:23

Objetivos :

  • Desafiar a “ordenar a casa”.
  • Compreender que ter uma vida ordenada é um princípio espiritual.

                                       

Introdução:

O texto nos dá uma diretiva sobre o tema : “Põe tua casa em ordem.” Nos fala sobre um princípio bíblico que se tornou um desafio nos tempos de hoje. Atualmente a sociedade não reconhece princípios, ao contrário, ela banaliza valores estabelecidos por Deus para o ser humano e para família. Desde os anos 50 o humanismo, que dá importância a conduta do ser humano, seu livre arbítrio, espontaneidade e seu poder criativo para modificar conceitos, vem prevalecendo e o cristianismo vem sendo desvalorizado. Contudo, princípios são imutáveis independente do contexto histórico, político e social. O versículo nos mostra dois pontos necessários para uma vida plena:

 

1ª- Ordene teu caminho (V. 23)

O versículo nos mostra dois conceitos importantes: Ordem “ Disposição organizada e ordenada das coisas, seguindo uma categoria, o lugar que lhes convém. Viver sob Regras”.
E caminho “na bíblia, caminho aponta para um modo de vida”.  Assim, o versículo nos desafia a colocar em ordem nosso modo de vida e nossa casa. Cada um deve ocupar o seu papel e seu lugar estabelecido por Deus em casa. Quando nosso caminho está de acordo com os princípios do Senhor, nosso lar experimenta as bênçãos de Deus. O texto de Êxodo 20 relata os dez mandamentos revelados a Moisés: “Não terás outros deuses diante de mim.” (v. 3). Deus está dizendo que não há nada semelhante a Ele. Ele deseja ser o dono de nossa casa, mas para isso, ela tem que estar em ordem. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.” Naquele contexto, as pessoas mentiam usando o nome de Deus em beneficio próprio. Para que haja ordem em nossa casa, não podemos ter práticas que não glorifiquem a Deus.

 

2ª- Experimente a salvação ( V. 23b)

Experimentar a salvação de Deus é consequência para os que mantém em ordem sua vida e sua casa. Deus se manifesta quando vivemos uma vida limpa e ordenada. Isso inclui os aspectos espiritual, emocional e físico: Vida devocional no lar, casa limpa, finanças sem dívidas, afeto de marido e esposa e de pais e filhos, papéis exercidos de acordo com a vontade de Deus. Ordenar o caminho é um princípio espiritual que deve ser aplicado em nossa vida prática. Quando os princípios são quebrados, a casa fica em desordem gerando medos, frustrações e dores. Manter a ordem em casa é um desafio que cabe a nós e não a Deus. Por isso, façamos com excelência aquilo que nos foi ensinado, para assim experimentarmos a salvação quando as situações difíceis e desfavoráveis surgirem.

 

Conclusão:

A sociedade atual tem produzido uma distorção de valores por causa da quebra de princípios e da desordem. Contudo, nunca podemos esquecer que “ Toda ordem é de Deus, toda desordem é do diabo.” ( Ap. Ezequiel Teixeira). Se os princípios divinos não forem colocados em prática, o inimigo vai prevalecer em nossas casas, e esta não é a vontade de Deus. Fomos designados por Ele a obedecer e sacrificar o que for preciso para que tenhamos ordem em casa e para fecharmos toda legalidade ao inimigo em nosso lar. Em Gên. 1 no relato sobre a criação, o texto menciona uma desordem em processo de ordem, porque Deus é um Deus de ordem, e se somos dele temos que ter uma vida ordenada. Esse é um princípio que traz benefícios a nós mesmos. O Senhor deseja que nossa casa esteja em ordem e que experimentemos sua salvação. Este é um desafio: Põe em ordem tua casa!

 

Interação:

  • No cotidiano do seu lar, você tem contribuído para colocar sua casa em ordem?
  • Diante da inversão de valores da sociedade atual, quais atitudes práticas podemos ter para estabelecer a ordem em casa .

 

Bibliografia: 

Palavra ministrada pelo Pastor Cristiano Carvalho no culto da família na manhã de domingo do dia 31/03/19.
Arquivo PDF para Download: Estudo GF X – Semana 01 a 05 de Abril

Notícias relacionadas

 

Grupos Familiares – Ganhando com as Perdas

Estudo XII – ( 15/ 04  a  19/04)  Tema: Ganhando com as perdas Texto Bíblico: Jó 1. 1 – 5 Objetivos : Mostrar que na presença de Deus é possível ganhar com as perdas. Aprender sobre perdas com o exemplo de Jó.   Introdução: Estudar e falar sobre perda é muito difícil, pois ninguém gosta de perder, por… Leia mais

 

Grupos Familiares – Propósito

Estudo XI – (08/ 04 a 13/04/19) Tema: Propósito. Texto Bíblico: Atos 13.36 Objetivos : Mesmo nos momentos de adversidade, você tem convicção do propósito de Deus para sua vida? Davi não foi esquecido mesmo depois da sua morte, seu legado está vivo até hoje. Qual legado vamos deixar para as gerações futuras?   Introdução: O… Leia mais