Grupos Familiares – Herança ou Legado

Este estudo tem como objetivo refletirmos sobre a importância do que vamos deixar quando Deus nos levar e entendermos a diferença entre herança e legado

30 de abril de 2019   /   Categoria:   /   Escrito por: Comunicação

 

Estudo XIII – ( 29/ 04  a  03/05) 
Tema: Herança ou legado
Texto Bíblico: Salmos 112. 6 b


Objetivos :

  • Refletir sobre a importância do que vamos deixar quando Deus nos levar.
  • Entender a diferença entre Herança e legado.

 

Introdução:

Morte não é um assunto agradável para muitas pessoas, isso porque não fomos criados para morrer, essa não é a vontade de Deus, nosso criador. Fomos feitos para desfrutar da felicidade eterna sem passar pela morte. Entretanto, o pecado impediu que este plano continuasse (Rm. 6.23). Fato é que desde nosso nascimento, iniciamos o processo de morte, com o passar do tempo nosso corpo começa a se deteriorar. Um dia o Senhor irá nos recolher. Por isso, precisamos refletir sobre a importância do que vamos deixar para nossa descendência pois  nossas escolhas e nossas atitudes hoje, vão definir o que deixaremos.  O estudo apresenta dois pontos importantes sobre o assunto:

 

1º-   Herança.

Herança é a universalidade dos bens, é todo o bem material, direito ou obrigação que é passado para outra pessoa. Normalmente, a herança são os patrimônios (bens, posses e direitos) que uma pessoa, quando morre, repassa para os seus sucessores (herdeiros). Algumas pessoas deixam dívidas como herança, pois tudo o que fazemos nessa vida produz crédito ou débito.  Deixar uma herança material para nossa descendência é algo muito bom, contudo, a maior riqueza que deixaremos não é a material, e sim os valores que semeamos na vida de outras pessoas, que terão memória daquilo que fizemos. A herança se deteriora e pode acabar, os princípios permanecem. 

 

2º  Legado

Legado  é algo deixado intencionalmente por alguém. Viver é ter responsabilidade com o futuro. Se não tivermos responsabilidade com o futuro, condenaremos a próxima geração, pois estaremos colocando engrenagens em funcionamento que serão desastrosas para as pessoas que nos sucederão. O texto de I Samuel 17.1 a 11 relata a guerra entre Israel e os Filisteus. O rei Saul se intimidou diante da afronta do gigante Golias, enquanto Davi o enfrentou com coragem e fé. Saul deixou um legado de medo, Davi deixou um legado de coragem. Tempos depois, mais gigantes filisteus foram mortos e vencidos por Israel através de Jonatas sobrinho de Davi ( II Sm. 21.15-22).  Precisamos deixar como legado para nossos filhos: A coragem. Que eles sejam “matadores” de gigantes que saberão guerrear e usar suas armas.

 

Conclusão:

Podemos concluir que é imprescindível fazer o  melhor para nossa descendência hoje, tendo a consciência do que deixaremos para eles em tempos futuros. Deixar uma herança material é importante, mas deixar um legado, não tem preço.  No texto de I Crônicas 13  Davi dá instruções ao seu filho Salomão: “Que o Senhor lhe dê prudência e entendimento para que você obedeça à lei do Senhor, o seu Deus, quando ele o puser como líder de Israel. E você prosperará se for cuidadoso em obedecer aos decretos e às leis que o Senhor deu a Israel por meio de Moisés. Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem se desanime… Não abandone a sabedoria, ame-a e ela te protegerá” ( Pv. 4).  Salomão aprendeu com Davi a  valorizar a sabedoria e o amor a palavra. Ele pediu a Deus sabedoria pois recebeu de seu pai o legado do que realmente importava. Deus  o honrou e lhe deu além de sabedoria, riquezas, fama, vitórias, terras, bens… Nem antes, nem depois de Salomão houve um rei mais próspero e mais sábio do que ele ( I Reis 3. 11 a 13)   Uma herança é deixada para alguém. Um legado é deixado em alguém.  Ensinar a amar a palavra de Deus é mais importante que lhe presentear com uma bíblia. Assim como Davi, deixemos para nossa descendência o legado do que realmente importa.

 

Interação:

  • O que você faria se descobrisse que está morrendo? 
  • Quando você morrer, qual legado vai deixar?

 

Bibliografia:

Palavra ministrada pelo Pastor Cristiano Carvalho no culto  da família na manhã de domingo do dia  28/04/19.
Estudo em PDF para download: Estudo para Grupos Familiares XIII

Notícias relacionadas

 

Grupos Familiares – Viver em Santidade

Estudo XVI – (20 a 25/05/19)  Tema: Viver em Santidade Texto Bíblico: I Pedro 1. 15 e 16 Objetivos : Conduzir o cristão a uma reflexão sobre a santidade. Entender a santificação na vida prática.   Introdução: A Palavra do Senhor nos exorta a viver em santidade. No texto de I Pedro 1 há conselhos práticos  para a… Leia mais