Grupos Familiares – Ganhando com as Perdas

Este estudo para Grupos Familiares tem como objetivo mostrar que na presença de Deus é possível ganhar com as perdas e aprendermos sobre perdas com o exemplo de Jó

16 de abril de 2019   /   Categoria:   /   Escrito por: Comunicação

 

Estudo XII – ( 15/ 04  a  19/04) 
Tema: Ganhando com as perdas
Texto Bíblico: Jó 1. 1 – 5

Objetivos :

  • Mostrar que na presença de Deus é possível ganhar com as perdas.
  • Aprender sobre perdas com o exemplo de Jó.

 

Introdução:

Estudar e falar sobre perda é muito difícil, pois ninguém gosta de perder, por isso, o tema  “Ganhando  com as perdas,” apesar de ter uma aparente falta de lógica, é um paradoxo que só é possível entender quando estamos na presença de Deus, pois a perda no reino de Deus é revertida em lucro e vitória. A bíblia faz relatos de pessoas que passaram por grandes perdas permitidas por Deus, mas que resultaram em ganhos incomparáveis.  Este estudo nos ensina sobre o exemplo de Jó em situações de grandes perdas.

 

1º-   Coisas ruins também acontecem com pessoas “boas.”

Logo no início do livro, Jó é apresentado como homem extremamente correto, inculpável, íntegro, irrepreensível, justo, precavido (“evitava fazer o mal”), reto e temente a Deus (Jó 1.1). Era um homem especial, fora de série, um exemplo impressionante em sua época e em nosso tempo. Duas vezes o próprio Deus afirma que Jó era sem igual: “No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele” (Jó 1.8; 2.3).  Jó era considerado uma benção.  Mesmo sendo essa pessoa admirável,  ele teve muitas perdas. De uma hora para outra, perdeu tudo.  Em um mesmo dia,  Jó recebeu quatro más notícias seguidas, uma imediatamente após a outra.  Satanás se levantou contra ele. Deus  autorizou o diabo a tocar nas coisas de Jó mas não tocar nele. Momentos de perdas não podem ser consideradas consequências de pecados. Coisas ruins também acontecem com pessoas íntegras.  “Assim como o sol brilha para bons e maus e a chuva cai sobre justos e injustos.”  (Mt. 5. 45 e 46).  Pessoas boas também passam por dias maus e  momentos de perdas. 

 

2º  Deus não perdeu o controle.

Mesmo sem entender  o que estava acontecendo, e na certeza de que nada está fora do controle de Deus, Jó atribuía tudo ao Senhor. “Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu [tudo o que eu tinha], o Senhor tirou; louvado seja o nome do Senhor!” (1.21). Ninguém tinha conhecimento do que estava acontecendo nos bastidores de todas as perdas de Jó. Contudo, ele tinha certeza de que Deus estava no controle. Deus nunca dá o mal para ninguém. As perdas são permissão Dele com propósito de ganhos, o Senhor não perdeu o controle. Ele tem planos de bênçãos  para Seus filhos. Quando nossas vidas estão no controle do Senhor, uma aparente perda precede a uma grande vitória. 

 

Conclusão:

Jó não era sem igual só nos aspectos ético, moral e espiritual. No que diz respeito à prosperidade, ele era aprovado e bem-sucedido em tudo. Jó tinha saúde, família, riquezas e muita gente a seu serviço. Era “o homem mais rico do oriente”. Mas ele passou por perdas.  No meio de suas perdas ele declarou : Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. (19. 25). 
Seu exemplo  nos ensina a entender que todos passam por momentos difíceis, contudo, é possível ganhar com as perdas. No final de sua luta, Jó declarou que antes de suas perdas ele conhecia a Deus só de ouvir falar, mas que agora seus olhos viam o Senhor(42.5).  “ E o Senhor mudou o cativeiro de Jó…acrescentou em dobro tudo o que possuía antes… Assim abençoou o Senhor o último estado de Jó mais que o primeiro; porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos,  e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também sete filhos e três filhas, e em toda terra não se achava mulheres mais formosas que as filhas de Jó…” ( 42. 10-17).  No reino de Deus, a perda de hoje aponta para ganhos no futuro. Toda perda na terra está gerando “lucro” na eternidade. Por isso, temos que confiar que nada pode nos separar do amor de Deus. Todos os propósitos Dele se cumprirão. Não podemos desistir diante das dificuldades, precisamos crer que é possível GANHAR COM AS PERDAS.

 

Interação:

  • De acordo com o estudo, comente o questionamento: Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? 
  • Você já vivenciou uma perda que ao final se tornou um grande ganho? Compartilhe.

 

Bibliografia:

Palavra ministrada pelo Pastor Cristiano Carvalho no culto  da manhã de domingo do dia  14/04/19.
Estudo em PDF para download: Estudo GF XII – Semana 15 a 19 de Abril

Notícias relacionadas

 

Grupos Familiares – Propósito

Estudo XI – (08/ 04 a 13/04/19) Tema: Propósito. Texto Bíblico: Atos 13.36 Objetivos : Mesmo nos momentos de adversidade, você tem convicção do propósito de Deus para sua vida? Davi não foi esquecido mesmo depois da sua morte, seu legado está vivo até hoje. Qual legado vamos deixar para as gerações futuras?   Introdução: O… Leia mais

 

Grupos Familiares – Põe tua casa em ordem

Estudo X – (01/ 04 a 05/04)  Tema: Põe tua casa em ordem. Texto Bíblico: Salmos 50:23 Objetivos : Desafiar a “ordenar a casa”. Compreender que ter uma vida ordenada é um princípio espiritual.                                         Introdução:… Leia mais