Estudo III – (28/01/19 a 01/02/19)
Tema: Domando uma fera perigosa.
Texto Bíblico: Tiago 3. de 1 a 8
Objetivos:
- Reconhecer a importância de dominar a língua.
- Saber o que falar e como falar.
Introdução:
O tema deste estudo vai ser sempre relevante em todas as épocas e contextos. Nunca vai sair de “moda”. Trata de uma das coisas mais importantes que devemos fazer para o bom convívio: “Domar a fera.” A língua é a fera que precisamos domar. Tiago faz três analogias sobre ela: LEME (v.4) – Apesar de pequeno, o leme direciona o imenso navio. Ele aponta para governo. Precisamos usar nossa língua para declarar palavras que direcionam nossa casa, nossas famílias para lugares de bênçãos. FAÍSCA (v. 5)- A faísca é uma fagulha, aparentemente pequena mas com efeitos avassaladores, capaz de provocar destruição. Não podemos usar nossa língua para causar destruição. VENENO (v. 8)- O veneno causa danos e morte, um mal que não se pode conter. As palavras ditas precisam gerar vida e não morte. O que dizemos em nossa família não pode matar o outro. Entendendo o poder que nossa língua tem para matar e para curar, precisamos saber o que falar e como falar:
1º – Conteúdo (Ef. 4.29)
O apóstolo Paulo nos ensina a “não dizer palavra torpe, mas sim a que promove edificação..” Devemos falar aquilo que traz vida. Nossas palavras devem estar cheias de bênção para nós, nossa família e para as pessoas que estão perto de nós. Conteúdo é aquilo que compõe algo. As palavras que saem de nossas bocas tem que está cheias de esperança, vida e fé.
2º – Forma
Mesmo quando o conteúdo de nossa fala está correto, de acordo com a palavra de Deus, é necessário também saber a forma de comunicá-lo. Não basta falar o que é correto, precisamos falar da maneira certa. A boa comunicação é indispensável para transmitir valores bíblicos para nossa família. Quando um filho mente devemos pedir para que não minta mais e não chama-lo de mentiroso. As palavras ditas em nossa casa devem ser ditas de forma correta.
3º – Local apropriado.
O ditado popular diz “ Roupa suja se lava em casa”. Os problemas devem ser tratados no local certo. Mesmo quando sabemos o que dizer e como dizer, é necessário reconhecer, onde dizer. Devemos tratar nossas dificuldades de família, em casa, não é sábio explanar e expor nossas dificuldades para todos. Temos que resolver com “olho no olho” no local certo. Se não agirmos assim, estaremos colocando o outro em situação de constrangimento e gerando um clima de discórdia ao invés de paz.
4º – Tempo ( Pv. 15. 23.b)
O texto de Provérbios nos ensina “…quão é boa a palavra dita a seu tempo.” Temos que falar no tempo certo, direcionados por Deus. Não se resolve problemas na hora errada. Existe um tempo certo para todas as coisas (Ecl. 3. 7). O conteúdo correto, dito de forma certa e no local apropriado, deve ser também falado no tempo certo para que não se torne um problema. Contudo, existem pessoas que nunca falam, nunca estão dispostas a falar e resolver suas dificuldades, vão deixando sempre para depois, o tempo passa e não resolvem. Isso também não é o certo a fazer, não podemos entrar em extremos. Todo extremo é um problema. Famílias que temem a Deus desenvolvem uma comunicação saudável no lar.
Conclusão:
Podemos concluir que as palavras tem poder e devem ser ditas conforme a bíblia nos orienta. Temos que ter domínio sobre a língua, único membro que não envelhece, não se fadiga, mas que precisa ser domada ( Pv 21.23), para que ela deixe de ser uma “fera perigosa”, para ser instrumento abençoador, aquela que emite palavras de vida, de fé , de esperança em casa, em família, onde estiver. A maioria das angústias da nossa alma são provocadas por palavras que dizemos, por isso, vamos dizer o que vai gerar vida. Vamos profetizar e declarar a benção! Nossa casa não é inferno, nossa casa é um pedaço do Céu! Nossos filhos são herança e bênçãos do Senhor! Nosso casamento é para eternidade. Que as palavras de bênçãos façam parte do nosso vocabulário em todo tempo, independente das circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para nós.
Interação:
- “ A família é o lugar onde falamos muito… ”Que palavras temos dito dentro de nossas casas?
- “Se alguém não tropeçar no falar, tal homem é perfeito.” Compartilhe uma experiência na qual você conseguiu dominar seu falar e por causa disso evitou problemas maiores.
Bibliografia:
Palavra ministrada pelo Pr. Cristiano Carvalho no culto da família na manhã de domingo no dia 27 /01/19.
Estudo elaborado pela Dcª Silvia França.
Arquivo PDF para download: Estudo GF III – Semana 28 de janeiro a 01 de fevereiro