Estudo: XXI – (Semana 04 a 08 de maio)

No barco com Jesus

4 de maio de 2020   /   Categoria:   /   Escrito por: Comunicação

 

                                                   Grupo Familiar

Estudo:  XXI – (Semana  04 a 08 de maio).                                                                                

 Tema:  No barco com Jesus.

Texto Bíblico:  João 14.6.

Objetivos :         

  • Reconhecer a importância da presença de Jesus no barco.
  • Identificar as atitudes práticas que Jesus nos ensinou diante da tempestade.

                                        Introdução:         

          Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele também passou por tempos de crise: Politica, religiosa, social, natural… Mas, o mestre deixa muito claro no texto, que existe um caminho a seguir diante de qualquer situação. Ele é o caminho. Ele deseja nos conduzir. No texto de Marcos 4.35 a 41, temos o relato de uma circunstância vivenciada por Jesus e seus discípulos, quando eles estavam no mar e enfrentaram uma terrível tempestade que aparentemente, poderia levá-los a perecer. Nos dias atuais, estamos passando por uma “tempestade,” toda a aldeia global está sendo afetada por uma pandemia. Contudo, se andarmos com Ele, o barco não vai afundar. Jesus disse: “Passemos para outra margem.” Existe um destino para nós, mesmo quando os ventos se levantam no trajeto. O estudo destaca duas atitudes práticas que devemos ter diante da tempestade:

  1ª – Descansar (v.38) 

  

            Aquele barco enfrentou grande tempestade de ventos. As ondas subiam de forma a invadir a embarcação. Aqueles homens sabiam lidar com situações como aquela, mas em determinado momento, mesmo sendo pescadores experientes, eles pensaram que iam morrer e temeram. Depois de tomarem todas as providências, mas sem êxito, os discípulos entraram em pânico porque não havia qualquer possibilidade de chegarem ao outro lado se a situação não fosse mudada No ambiente de tempestade, estava Jesus na polpa do barco dormindo com a cabeça em um travesseiro. Os discípulos o questionaram. Mas, no momento certo, o Mestre deu uma ordem para que a tempestade aquietasse, e assim aconteceu! Jesus  tem o controle de tudo em Suas mãos. Estamos passando por tempestade e os ventos batem forte. Mas, não estamos todos no mesmo barco, estamos na embarcação onde Jesus está. Por isso, não vamos afundar. É necessário descansarmos Nele.  Existe um caminho, que não é o medo, é o descanso. O Senhor está cuidando de nós. Há um destino para chegar! Vamos passar por essa tempestade. Ainda que não vivamos o que planejamos, vamos viver  aquilo que Ele planejou e chegaremos com vida do outro lado.

 

 2ª – Fé (v.40)

              “Ainda tendes fé?” Jesus está dizendo que eles precisavam ter fé e descansar. A fé não pode morrer diante da tempestade. Será que tudo o que os discípulos  tinham visto e ouvido de Jesus ainda não era insuficiente para alimentar-lhes a fé? Como discípulos de Jesus não temos outra alternativa diante da crise senão confiar em nosso Mestre e Salvador. Ele está conosco. (Mt 28. 20). Ao invés de escolher o medo e a dúvida, precisamos ficar com a confiança e a fé Naquele que tudo pode, vê e sabe. Os especialistas do texto tiveram medo. Assim como os especialista em saúde, economia e politica do tempo atual. Mas, nós não temeremos. Nós descansaremos e teremos fé em Deus. Jesus tem o controle de todas as coisas em Suas mãos. No momento certo, Ele vai liberar uma ordem e a tempestade vai cessar. A bonança vai chegar. Não vamos perecer no meio da tempestade. Se caminharmos com Jesus, existe um  destino de bonança preparado  para nós!

                                                          

                                                            Conclusão:

         Concluímos que existe uma forma correta para andarmos nessa terra mesmo em tempos difíceis, de grande tempestade.  O caminho é Jesus, só quando andamos com Ele, temos a certeza da vitória. Nesse momento ímpar que estamos passando, por mais que os ventos sejam contrários, é necessário descansarmos e termos fé no Senhor! Em crises passadas na história humana (gripe espanhola,segunda guerra mundial…), o Espirito Santo fortaleceu a igreja, assim será também nos tempos atuais. Estamos todos passando por uma tempestade, contudo, nem todos estão no barco onde Jesus está. Só Ele tem o controle de tudo. Jesus sabia em todo tempo que a tempestade aconteceria no trajeto, mas antes mesmo que ela acontecesse, Ele declarou: “Passemos para o outro lado.” O texto de Marcos 5. 1 diz “ E chegaram à outra margem do mar, à província dos Gadarenos.” Sim, eles chegaram do outro lado. Lá estando, Jesus libertou um cativo e operou maravilhas. Ele nos fará chegar do outro lado para vivermos milagres e dupla honra. Haja o que houver, fique com Jesus no barco!

Interação:

  • Comente a frase: “Quem está cheio de medo, não está efetivamente seguindo Jesus no caminho.”
  • Compartilhe uma atitude de fé em meio a tempestade.

Bibliografia: Palavra ministrada  pelo Pastor Cristiano  Carvalho,  no culto online na noite de domingo. Em  03/05/2020. Tempo em que o Brasil se encontra em “Isolamento Social.”

Estudo GF XX I – Semana 04 a 08 de maio

Notícias relacionadas