Culto da Família – Pr. Cristiano Carvalho

É o amor que mantém uma família de pé. Existem muitas pessoas com muitos dons, muita inteligência, mas que são soberbas, querem estar sempre certas, querem dar sempre a última palavra.

30 de abril de 2018   /   Categoria:   /   Escrito por: Comunicação

 

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”  Corintios 13:1-3

A igreja de Corinto era uma igreja cheia de dons, mas aquilo passou a entrar no coração das pessoas, tornando-os soberbos. Paulo enviou uma carta para a igreja para alertá-los quanto esse sentimento. Ele falou sobre a importância do amor e que sem ele, não há Dom que prevaleça. 

 É o amor que mantém uma família de pé. Existem muitas pessoas com muitos dons, muita inteligência, mas que são soberbas, querem estar sempre certas, querem dar sempre a última palavra.

Os conflitos acontecem, mas eles são vencidos com amor. 

Amor em Grego:  Eros – amor romântico
Storge: amor de relação filial. 
Filéo: amor de amigo.
Ágape: amor incondicional. 

É o amor incondicional que vai deixar a família unida. Um amor específico, sacrificial, que doa, que entrega. Esse é um amor que não depende da ação do outro. O amor ágape é de quem doa pra quem recebe. O amor ágape aponta para ação. Algumas versões da Bíblia usam a palavra caridade para substituir a palavra amor nesse texto de Coríntios. 

Caridade é o amor em ação. O amor é paciente: gasta tempo. Precisamos gastar tempo uns com os  outros. Paciência significa ser lento para ferver. O amor é benigno: ser útil, gentil, realizar feitos bondosos.  O amor não é invejoso: já reparou que ninguém quer ser invejoso? As pessoas se colocam sempre no lugar das invejadas. Mas não percebem que na maioria das vezes, temos que lutar para não ser invejosos. Para alguns, não é suficiente estar bem, tem que estar melhor do que o outro.

“não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.” 1 Coríntios 13:4,5

Quem ama não faz o outro se envergonhar. Quem ama, não se ira facilmente com o outro. Todo mundo se estressa, todo mundo se aborrece, isso faz parte. Mas não podemos viver para isso, fazendo guerra com tudo.  Precisamos ser senhores das nossas emoções, ter domínio próprio.  O que é que te ofende? Só pode te ofender aquela pessoa a quem você der esse poder.

+Veja todas as fotos desta noite especial em nossa galeria!

Notícias relacionadas

 

Grupos Familiares – A Responsabilidade de Instruir

Estudo XXXVIII – ( 29/10 a 02/11) Tema: A responsabilidade de instruir. Texto Bíblico: Provérbios 1.8 Objetivos: Entender de quem é a responsabilidade de instruir, educar e disciplinar  os filhos. Reconhecer atitudes importantes que os pais precisam ter na formação de seus filhos.   Introdução: O texto faz referência a um contexto familiar; o pai e… Leia mais

 

Igreja é proibida de realizar cultos em seu próprio espaço, nos Estados Unidos

Uma igreja localizada em Laurel, no Condado de Prince George’s, Estados Unidos, continua travando uma batalha judicial para conseguir exercer a sua liberdade religiosa. Isso, porque, a Prefeitura do estado de Maryland proibiu que a denominação realize cultos, mesmo dentro do próprio espaço. A igreja comprou o estabelecimento com a intenção de fazer dele um polo… Leia mais