Santa Ceia do Senhor – Pr. Cristiano Carvalho

Alerta geral . “Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor.” 1 Coríntios 16:13,14



O apóstolo Paulo está dando vários alertas, pois era muito fácil se contaminar ali em Corinto.  A Igreja de Corinto foi fundada num lugar crucial e chega ao conhecimento do apóstolo algumas situações. Os temas tratados nas epístolas aos Coríntios são os mais diversos.

Em Corinto ficava o anfiteatro onde cabiam 20 mil pessoas e fazia-se todos os encontros culturais. Ali em Corinto haviam vários templos das divindades gregas. Em Corinto era comum ficarem umas 100 prostitutas próximas a porta do templo.

Nós achamos algumas vezes que os jovens hoje tem muitas ofertas e que naquele tempo era mais fácil. Imagina como era difícil para os jovens de Corinto. O contexto é outro, mas as situações se assemelham. O texto serve perfeitamente para nós nesse tempo. Paulo está falando pra nós que eles também enfrentaram coisas parecidas.

Vigiar: termo original grego que utilizavam mas batalhas.
Nós não estamos no playground, estamos no campo de batalha. O inimigo está nos cercando, andando em derredor, buscando a quem possa tragar. Precisamos ser vigilantes aos ataques do inimigo, mas também temos que vigiar para não nos conformarmos com este mundo. Precisamos ter atenção para o que deixamos entrar na nossa casa. Vigia!!!

Estai firmes: um alerta contra a inconstância.
Inconstância na nossa vida não tem lugar. Tiago diz que aquele que é inconstante é como onda do mar. Sejam homens de coragem: o contexto não é só a masculinidade, mas também é. Isso aponta também para maturidade.  Corinto era o maior centro de prostituição da época. Nos templos de Apolo havia prostituição homossexual. Tempos difíceis criam homens fortes. Homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos. Homens fracos criam tempos difíceis.

Seja forte: pra permanecer firme, maduro, constante e para ajudar os fracos.
Façam por amor: não é para levar vantagem. Todas as vossas coisas sejam feitas por amor. Precisamos ficar firmes por amor e não pra vangloria. Se fizermos por amor, vamos considerar o outro, vamos nos consertar quando erramos. Se fizermos por amor, honraremos a aliança