Quartas Especiais – Valdemir Salles

O Pastor Valdemir iniciou o culto falando sobre a importância da leitura e do entendimento da Palavra de Deus. Precisamos investir tempo de qualidade meditando na Palavra.



Essa noite foi marcada pela glória de Deus. Desde o momento do louvor, a igreja foi conduzida por um lindo momento de adoração ao nosso Deus. A palavra foi ministrada pelo Pr. Valdemir Sales.

O Pastor Valdemir iniciou o culto falando sobre a importância da leitura e do entendimento da Palavra de Deus. Precisamos investir tempo de qualidade meditando na Palavra.

“Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate. E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda. Sucedeu que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou ao escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à casa do Senhor, dizendo: Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à casa do Senhor, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo, E que o dêem na mão dos que têm cargo da obra, e estão encarregados da casa do Senhor; para que o dêem àqueles que fazem a obra que há na casa do Senhor, para repararem as fendas da casa; Aos carpinteiros, aos edificadores e aos pedreiros; e para comprar madeira e pedras lavradas, para repararem a casa. Porém não se pediu conta do dinheiro que se lhes entregara nas suas mãos, porquanto procediam com fidelidade.” 2 Reis 22:1-7

Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito. 2 Reis 22:13

O Rei Josias, apesar de ter sido um homem honesto, reinou 18 anos sem consultar a Palavra de Deus. Se você não consultar a Palavra, por mais bondoso e honesto que você seja, as suas atitudes podem ser de desonra. Ou as pessoas mudam baseadas no santo Livro, ou elas vivem onde elas quiserem, e longe da igreja. Porque a igreja é baseada na Palavra de Deus, e a Palavra não muda.

A palavra precisa dirigir a maneira como tratamos o esposo, a esposa, os filhos, os líderes. Josias percebeu que mesmo ele sendo generoso, bondoso e honesto, ele precisava se preocupar em fazer o que agradava a Deus. Às vezes nós tomamos atitudes corretas e dizemos que a motivação está no Senhor, mas na verdade não está. Muitas vezes fazemos por nós mesmos.

Zeloso e dedicado em fazer o que era certo, Josias não media esforços para restaurar o que havia se perdido. Ele entendeu, se dedicou e foi um reformador do Senhor. Ele foi o primeiro a rasgar as vestes. Foi ele quem procurou as pessoas para ajudar na reforma. E então o Livro apareceu.

A leitura do Santo Livro nos aproximar das pessoas. Nós precisamos anunciar a  salvação de Jesus Cristo. Deixar de fazer isso, compromete todo o seu serviço. Se você quer fazer a vontade de Deus pra sua vida, você precisa ler a palavra.

Quando o livro foi achado e lido na presença do Rei, houve arrependimento e eles perceberam que não festejavam ao Senhor a algum tempo. Você quer viver festejando? Leia a palavra. Você anda aflito, amargurado, triste? O que liberta não são os livros de auto-ajuda. Somente a Palavra liberta e traz verdadeira alegria.

Havia uma sentença pra Israel e para Josias, mas quando eles se aproximam da Palavra e se arrependem, Deus fala através do profeta, que o mal não chegaria a Josias e ao povo porque houve arrependimento. Com a leitura da Palavra, as armas do inferno não prevalecerão contra nós. Mas quando não estamos voltados à Palavra, facilmente nós somos enganados.

O pastor finalizou nos incentivando a ter dedicação à leitura da Preciosa Palavra.