Quartas Especiais – Pr. Marco Aurélio

O povo perece por falta de conhecimento. Deus tem duas vidas pra mim e pra você: uma é a vida eterna, que só viveremos no céu. A outra é a vida em abundância, que vivemos na Terra e que depende de muitas das nossas atitudes.



Esse tem sido um ano de muitas lutas, mas também um momento de muitas vitórias. Em meio aos desafios temos aprendido a depender e confiar em Deus. De acordo com Henry Ford, pensar é muito difícil, talvez por isso muitas pessoas abstenham-se de faze-lo. Jeremias diz: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Deus tem um futuro e pensamentos excelentes ao nosso respeito, Ele nos olha, esperando que cresçamos e avancemos, mas os nossos resultados dependerão das nossas atitudes. Pais tem excelentes pensamentos sobre os filhos, mas muitas vezes os filhos caminham em outra direção. Nós precisamos pensar no que estamos vivendo e no que queremos viver, senão não chegaremos em lugar nenhum.

O povo perece por falta de conhecimento. Deus tem duas vidas pra mim e pra você: uma é a vida eterna, que só viveremos no céu. A outra é a vida em abundância, que vivemos na Terra e que depende de muitas das nossas atitudes. Nós cremos num Deus que provê o que é necessário. Mas precisamos crer num Deus que faz mais do que o bastante, fazendo com que vejam em nossas vidas o  que é prosperidade.

“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!”. Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.” Lucas 5:1-11

Essa não é a primeira vez que esses homens se encontram com Jesus. Eles fizeram uma pequena viagem e tiveram um pequeno momento com Cristo, e após este momento, voltaram para a vida normal.  Nós muitas vezes fazemos isso. Temos um encontro com Cristo e voltamos a viver a nossa vida comum. Mas Deus tem uma vida incomum para nos proporcionar. Nós não fomos escolhidos por acaso. Deus nos escolheu para realizar grandes coisas e abençoar muitas pessoas.

Da mesma maneira que Deus entrou no barco de Pedro de maneira assertiva, assim também Ele entrou nas nossas vidas. Jesus entrou no barco de Pedro, porque queria abençoar muitas pessoas. Aqueles pescadores estavam frustrados, por causa de uma noite improdutiva em que não pescaram nada, mas Jesus apareceu naquele lugar e tudo mudou. Talvez você esteja vivendo este momento improdutivo, momento onde nada acontece, mas Deus está chegando nesse momento, para mudar toda a circunstância.

Era comum lavarem as redes após o término da pescaria. Eles estavam vivendo uma vida comum. Mas quem vive com Jesus, vive uma vida sobrenatural. Quando as necessidades de Deus, encontram-se com as nossas realidades, o Senhor realiza os sonhos Dele nas nossas vidas. O texto diz que naquela noite, o barco se afasta e Jesus começa a ensinar a multidão. Depois Jesus manda que Pedro vá lançar as suas redes ao mar, Pedro então responde que só fará porque o Senhor está dizendo.

Tudo que nós precisamos é de uma palavra que venha da boca de Deus! Nós temos uma tendência a não compreendermos porque Deus nos abençoa. Tem pessoas que são abençoadas por Deus hoje, mas não sabem lidar com aquilo que recebem , e por isso, nunca mais recebem outra benção. Quando os homens puxaram as redes cheias de peixes, o barco quase afundou, as redes rasgaram… algumas vezes as bençãos também nos fazem afundar, muitas vezes as bençãos nos fazem errar. Precisamos ter sabedoria.

“Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês”. Lucas 6:38

Deixa Deus usar o que você tem. Tudo que Deus usa é transformado em algo  muito mais valoroso.  O barco de Pedro foi usado para abençoar outros que estavam à margem e precisavam ouvir Jesus. Se você deixar Deus usar aquilo que você tem para abençoar àqueles que precisam ouvir a Palavra de Deus, a provisão virá sobre a sua vida. Deus nos dá, mas nós precisamos aprender a pensar. Tudo aquilo que Deus usa, Ele faz crescer e prosperar.

Precisamos deixar Deus usar aquilo que nós temos, porque Ele irá transformar o nada em abundância. Os peixes eram importantes sim, mas servir a Cristo é muito mais importante. Pedro recebeu uma palavra de Cristo de que ele não viveria mais uma vida comum, mas seria pescador de homens. Jesus deu uma identidade para Pedro, Tiago e João… Eles seriam pescadores de homens. Deus não quer que sejamos uma pessoa comum, frustrados pelas coisas deste mundo. Deus quer que a nossa vida esteja totalmente disponível para que Ele realize em nós uma obra incomum.

Deus quer mudar nossa história, assim como mudou a de Pedro. Ele quer alcançar os que estão às margens, usando o que nós temos. De que adianta viver, se não existe um propósito? De que adianta caminhar, se não existe nenhuma expectativa?  O culto foi encerrado com as seguintes perguntas: como você chegou aqui esta noite? Frustrado? Lavando as redes? Sem expectativas? Deus quer nos levar a lugares altos, mas para isso, precisamos saber o que Deus tem para nós. O que Deus tem para nós é uma vida de transformação, milagres e propósitos.

Um dia Pedro esqueceu disso, voltou a pescar, pois o Mestre havia morrido, e ele não tinha mais expectativa. Mas o Mestre já tinha dito que morreria e voltaria. Pedro estava esquecendo da Promessa. Quantas vezes você está esquecendo das promessas que Deus te fez?  A palavra que Deus liberou sobre a sua vida, acontecerá na hora certa, no momento certo, porque Deus não deixa os seus desamparados.